segunda-feira, 25 de outubro de 2010

pela cota de mulheres carecas

Durante um tempo, não lembro de ter visto um filme de alienígenas que me empolgou até o Distrito 9 (2009) – que deveria ter levado o Oscar. Antes dele, gostei do Altered (2006), que tem um bom enredo e um alien bem carniceiro. O último de ficção científica que me deparei e indico com polegar estendido é este "Splice" (2009) de Vincenzo Natali (o mesmo cara de "O Cubo"). Não se trata de alienígena, mas de uma nova espécie criada pelo homem - este eterno pândego inconsequente.



Um casal de cientistas bioquímicos consegue criar um novo ser através de um splicing (mistureba) de DNA’s de várias espécies: aves, répteis, mamíferos e etc. O bichinho vai muito bem, obrigado, e é capaz de produzir uma proteína supimpa para ser usada na indústria pecuária. “Nossa, imagina quantas doenças poderíamos curar e em quantas capas de revistas iríamos aparecer se criássemos um outro com DNA humano dessa vez, heim?” – idéia que surge na cabeça da mulher da relação. É claro que tal plano foi devidamente rechaçado pelo alto escalão da companhia científica, devido às pressões que poderiam sofrer da opinião pública, religiosa e a balbúrdia que ocorre com a descoberta de manipulação de DNA humano e pouco recheio no pastel.


Após ler o livro "As Moçoilas Gritam Ética", o cientista cede ao desejo da esposa, com a condição de gerar o embrião apenas para saber se eles são capazes de fazê-lo, tá beleza? Daí eles passarão o resto do filme que nem aqueles pedreiros que você contratou para uma obra na sua casa: competindo quem consegue fazer mais merda!


A premissa manjada de monstro criado pelo homem que foge do laboratório e sai matando todo mundo por aí cai cedo por terra. Logo o filme explora o drama da personagem de DREN, a criatura, que provavelmente sofrerá do mal que assola todos os únicos de uma espécie, os excluídos, como Rocky Dennis e o monstro de Frankenstein. No início, o filme lembra A Experiência (1995), aquele que pegam DNA alienígena e criam uma gostosa! Você pode pensar que se Natasha Henstridge, loira, alta, estrangeira, teve dificuldades para conseguir descabelar o palhaço no outro filme... o que será de Dren, com rabo, joelhos ao contrário e careca?! Pois é, mas há uma corrente filosófica que diz que "pornografia é igual informática: é preciso estar se atualizando sempre!" (Loro da Doca).


Os efeitos especiais são da melhor qualidade e os atores idem: Adrien Brody (de pianista raquítico que passa um filme inteiro se escondendo de nazistas até virar mercenário que enfrenta sem camisa o Predador), Sarah Polley (talentosa atriz/diretora relembrando horas de tensão como em Madrugada dos Mortos) e Delphine Chanéac (alterada geneticamente, sinistra, inocente e perigosa). E aí, afim de um drama-horror-science-fiction-erotic-triller? Vá de Splice! É um prato cheio para quem gosta dos filmes do David Cronenberg e Paul Verhoeven.

Eu heim, me erra bonito, tá!

6 comentários:

link do filme disse...

link do filme.
SPLICE (2009)

http://www.megaupload.com/?d=5REX42VH

RMVB. LEGENDADO

H. Ribeiro disse...

Eu posso ser chata e explicar o que é splicing direito? :p

paulo nazareno disse...

hahaha,
por favor, hell. Na verdade eu esperava que o fizesse. Não deixe eu subverter termos técnicos para interações celulares impunemente. Prossiga, por favor...

=)

H. Ribeiro disse...

Então bora lá.

Os genes de todos os organismos vivos cujo DNA está separado do citoplasma por uma membrana (o tal do núcleo) apresentam uma propriedade meio curiosa: são lidos e depois "cortados" em regiões específicas para serem remontados depois. Esse corte-cola é o splicing. Esse processo é feito pra originar formas alternativas de uma mesma proteína, mas JAMAIS ocorre com pedaços de outras proteínas, muito menos de outros organismos.
O máximo que dá pra fazer é inserir um gene de uma espécie em uma bactéria ou numa outra espécie mais simples, mas salada de organismos inteiros não.

Hell Ribeiro, destruindo a graça de filmes de ficção científica since 2003.

Jhonny Russel disse...

Possas crer paulo, muito bossa esse filme. Ja viste o ultimo do jorge romero? "ilha dos morto" Enredo sem muita importancia, pouca carnificina... Muito bom (pro genero)srsr

ha senhorita HR.. Isso não muda nada.

paulo nazareno disse...

Haha, ainda não vi a "ilha dos mortos". Depois de "terra dos mortos", não vi mais nenhum do jorge. Mas isso foi uma grata coincidência, eu estava tentado a vê-lo (a ilha) esses dias. É bom saber que estás vivo, little johnnie, meu velho. Um abraço =)

Gracias pelo comentários.