quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"A Origem" (Inception) 2010, de Christopher Nolan

Após ouvir muitas rasgações de seda e babações de ovo, reuni os amigos e fomos lá conferir Inception, que eu chamo de um filme de assalto a banco de Christopher Nolan... se com 5 minutos de assalto todos os bandidos morrem e aparece o Coringa, imagine o que ele faria num filme inteiro? Deita, tira um chochilo que lá vem a história.


Leonardo Dicaprio especializou-se em roubar segredos (idéias) dos outros da maneira mais fácil que poderia pensar: dormindo. Isso mesmo, senhas de sites pornôs, escalação da seleção, receitas de culinária, tudo pode ser surrupiado mais facilmente quando as pessoas estão sonhando. Como sempre tem alguém querendo se dar bem, desenvolveu-se todo um mercado em torno disso: mercenários dos sonhos, exploradores do subconsciente, criadores engenhosos e empresas para pagar altas somas pelas informações que eles conseguem extrair.

Mas de acordo com os estudiosos que acabei de inventar, mais difícil que roubar uma idéia, seria inserir uma idéia na cachola de uma pessoa dentro de um sonho. É como se no passado você invadisse um sonho do George Lucas com umas lanternas de lâmpadas verdes do Paraguai e simulasse uma luta com os feixes de luz. Manjou? Essa idéia cresceria e o faria milionário alguns anos depois, com todo um universo que lhe renderia grana para algumas vidas. O problema é que para se inserir uma idéia com eficácia é preciso atingir um nível mais profundo de sonho: estar num sonho, dentro de um sonho, dentro de um outro sonho – e isso, de acordo com os especialistas, é deveras perigoso por diversos fatores.

É justamente essa missão que Leonardo aceita e monta sua equipe de RPG bem definida: o promoter, o falsificador, o arquiteto, o químico e o cara de gel no cabelo que parece o Heath Ledger – o time dos sonhos de qualquer assaltante. Como se não bastassem os perigos a que estará sujeito em sonhos alheios, ele ainda tem que aturar a esposa, Juliana Paes, que adora ter discussões de relacionamento e tocar o terror no seu subconsciente.

A grande sacada e dinâmica do roteiro é justamente variar entre os planos de sonho. De outra forma, só veríamos os atores dormindo pra caramba! Meu amigo que dormiu durante o filme entendeu a trama melhor que todos nós! (RÁ). Também acho que, apesar do filme explicar por que o arquiteto não poderia aloprar e dar uma de Salvador Dali no mundo dos sonhos, eu esperava (gostaria) que tivesse mais pirações, afinal de contas...é sonho!

Nolan é um desses nomes da atualidade que me faz lembrar da época em que eu acreditava que determinado diretor vinculado a um filme era sinal de que viria coisa boa pela frente. Eu deixo você gastar essa grana no ingresso com louvor.


Dorgas, MaNolan!

5 comentários:

Paula Peniche disse...

É realmente um dos filmes mais interessantes que já vi! Recomendadíssimo!

Nega Dira disse...

Voce cita Nolan e eu cito dicaprio. É mais facil se enganar com o ator em um filme, do que com um diretor, mas convenhamos, o dicaprio só tem pegado filme dugaraiiii(como tu diz), até o anterior a esse, que ninguém gostou, pra mim, foi bom, ele ja fez piores no inicio de carreira...

Fiquei com medo que voce acabasse com minha vontade de ver o filme, ainda bem que não. Tuas resenhas ludibriam, teleguiam eticétera, eticétera.

paulo nazareno disse...

Eu gosto do Leonardo. Eu não lembro de ter visto ele em comédias românticas por exemplo, no máximo na adaptação de "romeu e julieta" e Titanic - e esses filmes não são comédias românticas. No início da carreira, "Criaturas" e o moleque doidinho em "Aprendiz de Sonhador", porra, o Leonardo é bom desde sempre! Deve ser um desses atores que pensam bem nos filmes e parceiros com quem trabalhar.
Não vi todos os filmes dele, então ainda estou esperando um vilão, além de "O homem da máscara de ferro" (que tinha um gêmeo bonzinho).

É isso. Aquele abraço.

=)

Tamine disse...

égua, paulinho, eu vi esse filme ontem e vim logo aqui procurar pela tus "resenha".
porra, achei uma bela duma MERDA. nao acredito que perdi 2h30 da minha inútil vida vendo essa MERDA.
primeiro, como tu dissesste, essa MERDA é sobre sonhos, então eu esperava que tivesse muito mais pirações. Mas rolou um cudocismo de pirações. Bem na hora que as pirações começam a ferver aparece a JUNO e explica tudo. Na boa, broxante!!
Sem falar na Juliana Paes, que também só tá lá pra dar aquela embromada orgânica.
Olha, achei uma MERDA. uma grande duma MERDA. e tu reparou que toca música DURANTE TODO O FILME? pode reparar. porra isso me irritou PROFUNDAMENTE. parece que o filme inteiro é uma porra de um TRAILER.
porra que merda, hj já é um novo dia e ainda nao me conformei!!
bjss!

@paulonaz disse...

tamine - Eu já disse que te amo hoje? HahahahHAA.

Por isso que nem vou mostrar esse filme pro meu irmão. Ele vai ficar muito puto.