sexta-feira, 4 de setembro de 2009

# 140 trechos de Filmes no Twitter [1 a 5]

Depois de me despir dos preconceitos contra o Twitter, adentrei o espaço sem culpa. Não passa de mais um lugar onde todos estão indo - algo relevante para quem quiser divulgar algum trabalho, receber notícias, encher o saco ou o mais importante...gerar polêmicas inúteis e gratuitas. Depois que configuramos nosso espaço e aprendemos uns comandos básicos, surge a inevitável pergunta: E agora, o que faremos nesta porra?

Testar o seu poder de síntese durante 140 caracteres pode ser a primeira resposta. “140 trechos de filmes em até 140 caracteres” me pareceu uma boa idéia. É claro que não faço idéia se manterei esse ritmo de postar um por dia ou se lembrarei de trechos representativos (ou não) para mim de 140 filmes. Mas ao menos estou certo que já vi mais de 140. Eu nunca escrevi tanto o número 140 num parágrafo. Acho que ele deve terminar com 140.140.

Notas: 1) A cada cinco trechos, postarei aqui no blog. 2) Colocarei só trechos de filmes que eu vi. 3) Os filmes não precisam ser bons ou conhecidos. 4) Às vezes o trecho que considero(lembro) é maior que o limite permitido, então, a parte que saiu no twitter vai estar em azul negrito aqui. 5) Os trechos não precisam ser perfeitos. Pode ter variações, por eu ter visto legendado, dublado ou minha memória falhar. Mas que a idéia confira. 6) Tentarei colocar vídeos dos filmes (ou imagem, cartaz) se possível do trecho em questão (o que é difícil), ou trailer, ou outra cena, o que encontrar. 7) Se der, eu explico o motivo da escolha e representatividade do trecho. É isso.

Que os jogos comecem...

[1/140] “Só passa se cantar um Blues!” (Bluesman)
“Uma noite de Aventuras” (Adventures in Babysitting, de Chris Columbus -
1987).

Caramba, eu devo ser velho, porque eu lembro de ter visto este filme quando ele passou à noite ainda - antes de entrar na grade da Sessão da Tarde onde passaria umas 140 vezes por ano durante 140 anos. Tá bem, essa piada dos 140 já deu. E este trecho é emblemático. Só não conhece quem é muito novo ou não curte um Blues, ou os dois.



[2/140] “E no próximo programa, GATOS PELADOS!”(Peter Venkman).
Os Caça-Fantasmas 2”, Ivan Reitman(1989).

Um trecho totalmente da minha memória afetiva. Peter Venkman (Bil Murray) tinha um programa muito escroto na TV com causos bizarros e sobrenaturais, ou simplesmente estranhos. Ele mesmo odiava o programa e sempre lembro dessa parte dos Gatos Pelados. Virou até piada interna familiar – meu irmão e eu falamos o trecho nas situações mais absurdas. Ele está logo no início do vídeo abaixo.





[3/140] “Nunca vire as costas para um palhaço quando ele estiver falando com você” (Captain Spaulding).--- "Rejeitados pelo Diabo", de Rob Zombie(2005).

Foi então que no meio do processo, por puro acaso, Benett colocou este trecho no Twitter. Incorporei-o na hora à lista. Capitão Spaulding (Sid Haig) e toda a família Firefly são personagens visualmente e psicologicamente legais por demais para ficarem de fora. Devil’s Rejects, senhoras e senhores, um daqueles casos em que a seqüência é melhor que o primeiro filme.



[4/140] "...fui eu que residi em Caim. Fui eu que residi em Nero. Eu já residi em Judas. Eu já estive com Legião. Eu sou Belial. E eu sou Lúcifer, o diabo em carne" - - "O Exorcismo de Emily Rose", de Scott Derrickson (2005).

Trecho significativo o bastante, nem tanto por ser um dos pontos altos do filme, mas porque eu entrei no cinema umas duas horas da tarde, na sessão freqüentada pela garotada colegial que adora falar alto e fazer piadinhas. Estavam todos descontraídos, risinhos aqui e acolá... e de repente, não sei por que, um silêncio sepulcral pairou na sala quando Jennifer Carpenter mostrou a que veio, um ano antes de Dexter...




[5/140] "Ele não é um louco. É só um cara que nasceu na época errada, no lugar errado e do lado errado do rio. Com a habilidade de fazer tudo que deseja e descobrir...que nada lhe interessa." - - - "O Selvagem da Motocicleta" (Rumble Fish, de Francis Ford Coppola (1983)

Sempre quis ver este filme. Sempre ouvia falar do peixe beta, único elemento colorido durante toda a película em preto e branco. Numa dessas madrugadas regada a muito whisky e mulheres, continuei minha função de voyer em casa. Sentei no sofá, liguei a tv e lá estava a tela de abertura de “Rumble Fish”. Quase não acreditei que estava diante de uma das grandes obras de Francis Ford Coppola, incompreendida por muitos. Desde então eu sempre lembro deste belo trecho proferido por Dennis Hopper sobre o seu filho da motoca...num dos momentos em que eu não estava dormindo durante o filme.


3 comentários:

Ana Paula Freitas disse...

Ei Paulinho eu também apoio este blog!:) Quase todo dia entro aqui mas nunca comento, sabe como é...preguiça!

beijos

paulo nazareno disse...

:D que bom saber. Ana paul freitas, senhoras e senhores! Beijo e abraço.

Zé Ellys disse...

Adorei a iniciativa do blog, gosto de relembrar fazes memoráveis de filmes...