sexta-feira, 11 de setembro de 2009

# 140 trechos de Filmes no Twitter [6 a 10]

Porque vocês sabem que projetos inúteis adiaram muitos suicídios. Então demos continuidade aos trechos de 140 filmes que me lembro, por alguma razão, e que está saindo 1 por dia no twitter (sabe-se lá até quando).

Notas: 1) Coloco no blog 5 trechos por post. 2) Colocarei só trechos de filmes que eu vi. 3) Os filmes não precisam ser bons ou conhecidos. 4) Às vezes o trecho que considero(lembro) é maior que o limite permitido, então, a parte que saiu no twitter vai estar em azul negrito aqui. 5) Os trechos não precisam ser perfeitos. Pode ter variações, por eu ter visto legendado, dublado ou minha memória falhar. Mas que a idéia confira. 6) Tentarei colocar vídeos dos filmes (ou imagem, cartaz) se possível do trecho em questão (o que é difícil), ou trailer, ou outra cena, o que encontrar. 7) Se der, eu explico o motivo da escolha e representatividade do trecho. É isso.

De 6 a 10 desta vez...


[6/140] "Por que chamei vocês pelo nome? Não os conheço! Chamo meu chefe de "senhor" há 7 anos, mas entro aqui, um desconhecido e chamo vocês de Rick e Sheila como numa reunião do AA. Não quero ser seu amigo. Só quero meu café da manhã.“Um dia de fúria” (Falling Down, 1993),de Joel Schumacher.

Um filme com este título não poderia começar melhor. A cena inicial é num engarramento debaixo de um sol de rachar. Depois Michael Douglas, que esqueceu de tomar seu remédio controlado, passa por vários lugares onde todos gostariam algum dia de tocar o terror: lojas de conveniência, points de gang, campo de golfe e um Mccdonalds da vida – de onde eu tirei esses momentos de reflexão, em 0:54.



[7/140] "-Bum!bum!bum! / - Onde está meu bebê? / - HehEHehHEheHE! / - O que é tão engraçado? / - É hora do café da manhã!" “Viagem Maldita”(The hills have eyes, 2006) de Alexandre Aja.

Daqueles remakes que dão gosto mesmo sem você ter visto o filme original (ou justamente por isso, vai saber?), este survival horror tem um dos melhores combates dos últimos tempos: Bukowski contra Pluto ( Surreal, não?). É claro que ele não deve ter ido para aquela categoria de “melhor cena de luta”, do Mtv Movie Awards. E o diálogo que precede a luta é tão ou mais perturbador que a própria. Trecho em 2:12.



[8/140]"Você é o próximo!"(Chong Li). “O grande Dragão Branco”(Bloodsport, 1988) de Newt Arnold.

Tem algum filme em que Bolo Yeung não seja vilão? Chong Li e seu sotaque carregado tem outra fala maneira também, antes da final com Frank Dux: “Você quebrou o meu recorde, agora eu vou quebrar você!”, muito macio este rapaz.



[9/140] "Eu sei que você está aí. Porque eu posso sentir o cheiro do seu miolo!" "A volta dos mortos vivos”,1985, de Dan O'Bannon.

Quando eu estava na quinta série, eu acho, foi o maior bafafá na escola sobre o filme no dia seguinte, após sua exibição noturna em tv aberta. O principal motivo foi uma garota punk desnuda que se esfregava no namorado, uma ode aos pequenos adeptos de Onã, naqueles tempos de difícil acesso a sacanagens. Outra razão, foi a importância que a sonora palavra “MIOLOS” ganhou depois daquilo. Acho que na dublagem subseqüente, os zumbis já queriam “cérebro”. Estragaram tudo. Porque todo mundo sabe que zumbi gosta mesmo é de MIÓLOS! O trecho está logo no início. Não assista ao vídeo inteiro, a menos que queira ver o final do filme.





[10/140] "Numa noite de outono, o discípulo acordou chorando. Então o mestre perguntou, “Você teve um pesadelo?”. “Não”, respondeu o discípulo. “Você teve um sonho triste?”. “Não...” - disse o discípulo - “... eu tive um sonho doce”. “Então, por que você está chorando tão tristemente?”. O discípulo respondeu calmamente, enquanto enxugava suas lágrimas... “Por que o sonho que eu tive, nunca poderá se realizar”. “O Gosto da Vingança”(Bittersweet Life, 2005), de Ji-Woon Kim.

Sabe aqueles filmes que você acha ducascalho e ninguém curtiu num raio de 20 km? Pois é, Bittersweet Life é a história do capanga que declara guerra à própria organização da qual fez parte. É sobre o uso do poder, da intolerância e de como as coisas podem ficar pior do que já estão. O trecho em questão aparece no final em off. Para evitar spoilers e porque eu só achei em coreano sem legenda (o que não adiantaria muito) eu escolhi um vídeo de outra parte, que mostra bem o espírito do “não mexa com quem está quieto”.



Aqui os trechos de [1 a 5]

Sem comentários: